quinta-feira

A formação da comunidade

Team Fortress 2 foi lançado oficialmente para PC no dia 10 de outubro de 2007. Já naquela época, a comunidade era composta em sua maior parte por jogadores órfãos do Team Fortress de Quake1 (Quakeworld, QWTF) ou do Team Fortress Classic (Half-Life, TFC). Inclusive, o fórum usado era o mesmo (Darkside) e os primeiros clãs surgidos, ainda na versão beta, eram migrados do QWTF: Immortal Warriors [iW], Kaipira Quake Clã [KQ] e JustDiE, sendo que iW e KQ fizeram o primeiro confronto entre clãs. Os três passaram os primeiros meses disputando palmo a palmo o posto de melhor clã, enquanto outros como o The Clowns [CL] (também do QWTF), Senhores [sR] (surgido de uma junção do INC e de parte do HC da época) e SBC Shredders (que tentava as competições estrangeiras) ficavam cada vez mais fortes.

Confira alguns dos primeiros confrontos/mix do jogo aqui no Brasil:

16/10/2007 (2fort) - 18/10/2007 (Gravel Pit)









30/10/2007 (Dustbowl)











SURGE A FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TEAM FORTRESS

Abaixo segue a curiosa história sobre Federação Brasileira de Team Fortress, sua criação, transformações, quedas, até o resurgimento no cenário do Team Fortress 2. O relato é de um dos próprios administradores:

"A FBTF original surgiu inicialmente em 1998. Idealizada pelos jogadores de Quakeworld Team Fortress da época (me lembro de grande participação do [LC] BBQ), gozava de um sistema muito bem feito em CGI/Perl e era definitivamente muito à frente de seu tempo. Com certeza foi uma das grandes responsáveis pela popularização do MOD Team Fortress no Brasil (que durante esta época foi o jogo multiplayer FPS mais jogado do país).

A FBTF, porém, acabou encerrando suas atividades em meados de 1999. A comunidade QWTF continuava crescendo e sempre lembrava com saudade do tempo em que alguém tinha tempo e paciência para organizar campeonatos e manter um cadastro atualizado dos jogadores e seus respectivos "clãs". A saudade foi tanta que, em 2001, totalmente inspirada na FBTF, foi criada a CBTF - Confederação Brasileira de Team Fortress. A empreitada teve relativo sucesso, porém, em pouco mais de 1 ano, encerrou suas atividades, novamente por falta de tempo dos organizadores. Campeonatos continuaram acontecendo, a comunidade fluía normalmente, mas novamente sentiu-se a necessidade de uma forma melhor de organização (desta vez devido ao declínio da cena QWTF). Assim, surgiu uma iniciativa de recriação da FBTF (a mesma que vos fala). A Federação atuou durante alguns meses no QWTF, porém, com o surgimento do aguardado Team Fortress 2, boa parte dos jogadores migraram para o novo jogo, e o mesmo ocorreu conosco!"

A nova versão da Federação Brasileira de Team Fortress permitia o cadastro de clãs e jogadores, embora ainda não houvesse campeonatos de TF2. O que havia era um ranking que computava as partidas realizadas entre os clãs e fazia uma pontuação. Tal sistema foi alvo de muitas críticas e reclamações, pois nem sempre os times aceitavam jogar “valendo pelo ranking”. Cada vez mais ficava claro que uma competição oficial seria a solução.

* Próximo tema: Summer Challenge.

Nenhum comentário: