domingo

Yeti Fortress

No Yeti Fortress foi testado um novo formato que dividiu a Liga em duas, uma espécie de primeira (Divisão Norte) e segunda divisão (Divisão Sul). Os 8 melhores colocados do Desafio da Dúzia tinham direito às vagas da Divisão Norte, sendo que, à princípio, 10 times a disputariam. Para completar esse número, foi feito um Qualify entre os clãs interessados.

Devido alguns problemas técnicos, houve um recesso de quase 2 meses até o seu início. Para piorar, o começo do Yeti foi marcado por um certo desinteresse ou desânimo de certos clãs. Alguns times, como o Brasucas (vindo do Day of Defeat: Source), DMG, iW e KQ, acabaram entre o Qualify e o início do campeonato, enquanto outros desistiram após jogarem a primeira rodada (SOLDATS e KmK) ou após a segunda (MAD), alegando motivos diversos, o que acarretou, a partir daí, na realização de poucas partidas por rodada.

Embora houvesse pressão e críticas de uma parcela de jogadores que preferia um novo campeonato, o Yeti Fortress continuou, mas com adaptações. Desta forma, as suas regras foram as seguintes:

- 6x6.
- Limite de classes: 1 medic; 1 demoman; 2 para as outras.
- Duas divisões:
Divisão Norte: 8 times, sendo 6 que tinham vaga garantida pela colocação no Desafio da Dúzia, e 2 vindos do Qualify, disputado em eliminatória simples com um mapa por rodada e pré-estabelecido pela organização do campeonato.
Divisão Sul: o restante dos times, o que totalizou, inicialmente, 10 equipes.
- Na primeira fase, jogam todos contra todos em seus respectivos grupos e nos mapas pré-sorteados pelos admins.
- Na segunda fase, os quatro melhores de cada divisão fazem as semi-finais, em suas respectivas divisões, em uma melhor de 3 mapas, escolhidos em um sistema de eliminação, ou seja, cada time vai retirando um mapa até sobrar um. No caso de empate, o terceiro cenário é escolhido pela equipe de melhor campanha na primeira fase (não podendo ser um repetido).
- Uso obrigatório do CleanDoD, além da gravação de demos.

Apesar de alguns clãs terem se inscrito no Qualify apenas para pegar ritmo de jogo, ele contou com boas partidas, mas o resultado final não trouxe grandes surpresas. Com o fim do KQ e do iW, os clãs Revenge e Squishers conseguiram suas passagens para a Divisão Norte sem dificuldade. Veja como foram os jogos:












Duas semanas depois, começa o Yeti Fortress propriamente dito. A maioria das rodadas contou com apenas 5 jogos por semana, no entanto, após uma primeira fase relativamente “fria”, a segunda fase foi bem emocionante, especialmente as finais de cada divisão. Confira o placar das partidas, screenshots e a classificação na fase de grupos: LINK. Pode também visualizar as imagens abaixo:

Divisão Norte
















Divisão Sul



















SEGUNDA FASE:

  • DIVISÃO SUL
Semi-final

- SPK 2 x 0 R2T
2x0 (cp_gravelpit, em sets)
6x1 (cp_well)

- alexsays 2 x 0 BuG
8x1 (cp_granary)
4x1 (cp_well)

Disputa pelo 3° lugar

- R2T 2 x 1 BuG
5x3 (cp_badlands)
6x6; 6<6(cp_dustbowl)
8x1 (cp_granary)

Final

- SPK 2 x 1 alexsays
2x4 (cp_well)
6x3 (cp_badlands)
2x0 (cp_gravelpit, em sets; escalação)

  • DIVISÃO NORTE
Semi-final

- HC 2 x 0 sR
4x2 (cp_badlands)
6x0 (cp_fastlane)

- d² 2 x 0 Revenge
8x0 (cp_granary)
10x0 (cp_badlands)

Disputa pelo 3° lugar

- sR W x L Revenge

Final

Sem grandes dificuldades nas semi-finais, Hardcore e Drunk Dudes fizeram a final. Após uma partida surpreendentemente tranqüila na Granary e uma disputadíssima na Turbine, a taça foi decidida na Dustbowl, mapa escolhido pelo d², por possuir melhor campanha na primeira fase. O SourceTV lotou as suas 100 vagas e muita gente acompanhou a narração do Haze (Sub6) pelo TeamSpeak:












Logo no primeiro set, o HC perdeu uma grande chance de fechar o jogo em 6x3. Faltando poucos segundos para o fim, o d² conseguiu capturar o ponto após o médico do HC usar o uber. A partida, então, continuou e foi para o segundo set. Em uma repetição do jogo na primeira fase, o d² defendeu o CP4 e foi melhor no ataque, fechando o confronto em 2x1. Depois de dois vice-campeonatos (CAL – Conferência Atlântico e Liga Monkey), o Drunk Dudes se consagrou campeão da divisão principal do Yeti Fortress.

- d² 2 x 1 HC
3x9 (cp_granary)
9x8 (ctf_turbine)
6x6; 3>3 (cp_dustbowl; escalação)

Veja a cobertura e os comentários dos jogadores na reta final da competição:
Playoffs (DS): http://www.teamfortress.com.br/news/?p=104
Final (DS): parte 1, parte 2, parte 3.
Playoffs (DN): http://www.teamfortress.com.br/news/?p=97
Final (DN): parte 1, parte 2, parte 3.

Classificação final:

Divisão Norte
1° - Drunk Dudes
2° - Hardcore
3° - Senhores
4° - Revenge
5° - JustDiE
6° - Squishers
7° - MAD
8° - Damage Inc

Divisão Sul
1° - Sapeadores Sapecas
2° - alexsays
3° - Run to Top
4° - BuG
5° - Chronic Hypocondriacs (Pills)
6° - zer0
7° - Horror Team
8° - Grupo Armado Milícia da Morte (GAMM)
9/10° - Kamikases
9/10° - SOLDATS

Tempo que durou o campeonato: Qualify - início em 30/07/2008. Principal - 24/08/2008 até 13/11/2008.

* Próximo capítulo: Custom Maps Championship.

Um comentário:

Jr. disse...

Mto bom cara... parabens!